domingo, 28 de fevereiro de 2010

Uma Flor para a Madeira....

 
Tanta hipocrisia…
A raça humana é da mais hipócrita que existe.
O que significa ser pobre?
É necessário definir o conceito de pobre. Segundo a definição da União Europeia, pobre é aquele que tem um rendimento inferior a 60% do rendimento médio de um país ou de uma região. A pobreza é calculada pelo rendimento familiar dos indivíduos.
A pobreza na Madeira poderá afectar mais de cinquenta mil indivíduos. Isto apesar de o último estudo ao nível nacional datar de 1991 e ter tido por objectivo a análise da realidade da pobreza em Portugal não contemplando a Madeira. Contudo, os últimos dados da União Europeia e do Eurostat revela que Portugal tem cerca de 22% de pobres.
E mais ainda,
Os números da pobreza em Portugal são preocupantes. Cerca de 20% dos portugueses vivem ou estão em risco de viver em situação de pobreza (com menos de 360 euros mensais). Estas taxas de risco de pobreza registam-se já depois das transferências sociais, como pensões ou subsídios, porque sem estes, a taxa de pobreza em Portugal cobriria 40% da população. Entre os grupos de risco - mais propícios a caírem em situação de pobreza - estão os idosos e as famílias numerosas. O desemprego, salários de miséria e pensões ainda mais miseráveis, colocam estes grupos em situações francamente difíceis.
E depois destes números que só cegos não vêm, aparecem jogos de futebol para o Haiti, galas para a Madeira, presidentes e 1º Ministro a mobilizarem mundos e fundos. Esta gente só abre os olhos quando a mãe natureza resolve chamar atenção? O simples facto de andarem a passear na rua e verem mendigos a pedir esmola ou velhos que morrem de fome e frio não são suficientes para tocar no coração?
Por isso já não acredito nesta raça….

Sem comentários: