quarta-feira, 28 de abril de 2010

"Rating" o que é isso? Parte 1


Pois é, Rating para aqui Rating para ali, crise ali crise acolá….
Alguém sabe o que uma empresa de Rating e o que faz? Eu tinha uma ideia e então fui pesquisar e diz o seguinte:
O "rating" é uma opinião sobre a capacidade de um país ou uma empresa saldar seus compromissos financeiros. A avaliação é feita por empresas especializadas, as agências de classificação de risco, que emitem notas, expressas na forma de letras e sinais aritméticos, que apontam para o maior ou menor risco de ocorrência de um "default", isto é, de suspensão de pagamentos.
Muito bem, já entendi a coisa, mais ou menos. Então como tanto se fala no rating, na Grécia e na influência que esta “coisa” tem nas bolsas e na economia dos países. E consequente disso no meu querido Portugal, quis saber mais e fui procurar.
De onde são estas empresas? América
Tem credibilidade junto do mercado financeiro? Tem pois, foram as mesmas que disseram alguns anos que a economia Americana estava boa de saúde e aquele banco americano o quarto maior banco americano Lehman Brothers que faliu e que nos levou a “crise mundial” era no final de contas um banco cheio de saúde e jamais corria riscos. LOOOOL
Ainda era um rapazola e já ouvia dizer que as guerras do futuro eram as económicas, guardem as armas e as bombas atómicas, comprem empresas de Rating e invistam na especulação financeira. Isso é o futuro.
Quem me conhece sabe que nada percebo disto e sou apenas um operário como tantos outros que vive a vida no andaime com balde de massa para aqui e balde massa para ali. E com tanta construção as vezes lá fico com vista para um gabinete de um director qualquer de um banco qualquer e até vejo umas coisas, tiro uns apontamentos e faço as minhas reflexões do assunto.
E este assunto leva-me aqui a sitar um tipo que diz o seguinte:
…”A crise é uma crise de consciência. Uma crise que já não pode aceitar as velhas normas, os velhos padrões as tradições antigas. E considerando o que o mundo agora é com toda a miséria, conflito, brutalidade destrutiva, agressão e assim por diante. O Homem ainda é o que era. Ainda é brutal, violento, agressivo, ganancioso, competitivo. E construi uma sociedade de acordo com estes termos …”
Desconheço o autor, mas concordo plenamente.
Assim aquilo que é a minha opinião e por aquilo que vou vendo do andaime, somos guiados por várias instituições as religiosas, políticas, jurídicas as instituições de classe social valor familiar e especialização ocupacional. Todas elas têm influência na forma como todo o mundo se movimenta e nas nossas acções. No entanto existe um sistema brutal que é o sistema Monetário, considerado por algumas como capaz de assumir proporções quase religiosas, a instituição monetária estabelecida existe como uma das maiores formas inquestionáveis de fé existentes. (mas fica para outro dia que já estou cansado)

Sem comentários: