terça-feira, 17 de novembro de 2009

Desemprego em Portugal

Hoje vi a Seguinte notícia no Correio da Manha;
"Desemprego atinge 9,8 % ..."

Ok, onde? Em Portugal? Devem estar enganados....

No fórum de Almada hoje contei 6 lojas que precisam de empregados, como necessitava de matéria para o blogger, questionei os responsáveis de 4 das 6 lojas o porque de estarem a colocar anúncio em tempo de crise e numa época em que se fala tanto em desemprego.
Foi-me dito e atenção que foi unânime entre os 4 entrevistados.
"...os candidatos que aparecem pelo centro de emprego, chegam aqui com as folhas para serem carimbadas, algumas senhoras vem com os filhos ao colo e dizem que não tem onde os deixar outros aparecem sujos ou com a barba por fazer para dar mau aspecto e não serem seleccionados..."
"...assim que digo que o ordenado é 500€ numa fase experimental, dizem que recebem mais pelo fundo desemprego outros dizem que preferem não trabalhar e continuar a procurar..."

Pois é meus amigos, não existe desemprego, existe sim gente que não quer trabalhar, gente que quer um emprego e não um trabalho.

Um dia fui convidado por um superior meu num conceituado banco a participar numa entrevista de emprego para uma vaga no call-centre na inserção e análise de crédito, salário 600€. O camarada licenciado em gestão de empresas, assim que falou em ter que trabalhar fins-semana disse logo que não, pois o fim-semana é para estar com a família e com os amigos. Este camarada pelo que deu entender em toda a entrevista que lhe correu bastante mal era que queria sair da Universidade e aplicar todo o seu conhecimento teórico numa gestão de uma empresa. Ora, meus amigos e amigas licenciados, ou tem pais donos de empresas ou ninguém vos vai dar uma empresa para gerir ou um departamento para chefiar, teremos sempre que começar por tarefas e funções abaixo das nossas qualificações, mostrar o nosso valor e subir degrau a degrau, conquistando o nosso lugar ao sol.
Sei por experiencia que isso é possível e mais cedo ou mais tarde o nosso trabalho é reconhecido.


Sem comentários: