quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Policia e os Bloqueadores

Hoje foi um dia em cheio, foi aquele dia em que fiquei mais pobre 30€ e isto porque não me importei que a minha carta de condução fosse passar umas férias de 2 anos ali para os lados do jardim Constantino no registo civil, menos sorte tiveram os meus colegas que não quiseram dar férias á carta e pagaram 60€.




Ora existem coisas mesmo malucas e também lixadas ou não tivesse este blogger no nome a palavra lixado, e porque lixado? (tantas vezes a palavra Lixado) é porque estou mesmo lixado e depois de um mês de trabalho ter que dar 30€ que são 6contos na velhinho e saudoso escudo, porra que custa e custa muito.



E como se dá 6 contos assim sem mais nem menos? È simples, basta ter o carro bloqueado e não foram os homens verdes da EMEL, que esses são pagos para essa função, bloquear e passar avisos, não condeno.



Mas, quando quem me bloqueia o carro são uns tipos que se dizem pela ordem e pela pátria, pois deve ser verdade, qual ordem? Qual pátria?

Mas caros "leitores", estamos a falar de uma rua ali para os lados do parque das nações, uma rua sem saída onde passa um carro de, vamos lá, talvez 40 em 40 minutos e são carros que se enganam e não sabem que a rua é sem saída, depois tem os carros que como o meu estão lá 3 a 4 horinhas estacionados e depois tem os carros daqueles senhores, moradores no prédio e proprietários das garagens, os mesmos que terão feito queixa as autoridades, aqueles que tem banheiras de 4metros e que de certeza circulam nas estradas a 300km hora mas que ficam chateados por não conseguirem entrar na garagem a puxar do travão de mão pelo facto de o meu carro dificultar um bocadinho a manobra.



Curioso mesmo é o facto de quando eu preciso de chamar a autoridade por uma qualquer coisa, estes senhores fazem duas coisas, ou não aparecem ou chegam 5 horas depois, mas quando um Sr. rico os chama lá do alto do seu apartamento com vista outro apartamento... (sim porque estes senhores andaram a comprar casas com vista para o Tejo e pumba, levaram com um outro prédio ao lado da janela, bem-feita, toma lá para não seres cagão)...dizia eu, quando estes individuo chamam as autoridades vem logo a correr e neste caso foram 4 senhores policias da brigada de transito, pois é, para apanhar um bandido vai um ou então nenhum, mas para bloquear vão logo 4, são mesmo operacionais e que operacionalidade em menos de uma hora conseguiram bloquear 39 carros, soube depois mais tarde que existe um concurso interno na PSP a nível nacional e a equipe em questão está a 87 carros de ganhar o campeonato. (Acho que vão ganhar)

Bem depois do bloqueio é que vem a parte engraçada da coisa, 18 calmeirões a caminhar para o veiculo da autoridade a pedir justificações de tal feito, a autoridade como só ela sabe ser a 1ª coisa que faz é entrar dentro da sua carrinha expresso e trancar as portas, não fosse alguns dos calmeirões roubar o cassetete, depois disso foi a troca mutua de palavras, giro ver a autoridade a entrar em discussões  tipo peixeira e dar justificações do acto. (se eu fosse PSP, corria aquela malta toda a cacetada e passava-lhes com o carro por cima e alegava legitima defesa)

Ouve um Sr. polícia que até me disse que eu estava era a habitar-me a ir conhecer o Sr. da bata preta, fiquei sem saber se perdi a oportunidade de ser apresentado ao Zorro ou ao Batman, mas enfim, pelas promessas deles parece que vão voltar e ai terei a minha oportunidade.

Depois disto tudo e já com o ambiente sanado e com a malta a pagar as multas e a PSP ter arrecadado á volta de 2000€ em menos de 2 horas, vem os desabafos, não os nossos mas os das autoridades.

Um Sr. polícia dizia-me enquanto fumava o seu cigarrito dentro da expresso e mandava os bafos para cima de quem queria pagar a multa, dizia-me que a polícia já não era como antigamente em que na academia se aprendia a desmontar e montar a arma e se fazia tiro ao alvo as vezes aprendiam a colocar as algemas e faziam corridas, recordava com saudade. Agora na academia 80% do tempo é a praticar a montagem e desmontagem do bloqueador depois 20% do tempo é a fazer ditados e a treinar a caligrafia para que fique uma letra bonita nos autos. Enfim, outros tempos.

Mas bonito, bonito, foi ver um Sr. policia ai com 50 anos, o mais velhinho deles todos que era quem ia a correr com a sua barriguita a desbloquear os carros depois do pagamento, enquanto dois colegas bastante mais novos estavam agarrados á caneta, soube depois que este velhinho não tinha uma caligrafia bonita e dai ter ficado pelos bloqueadores, é assim, cada um na sua arte.



Mas triste triste foi um desabafo de um agente da autoridade que lamentava a sua sorte que quando chegava a casa e o filho orgulhoso pelo pai ser um dos pertencentes a elite dos defensores da ordem e da pátria e que ao perguntar quantos ladroes ou violadores prendeu o pai hoje? Ele lhe responder que tinha apenas recuperado um gato preso numa arvore e bloqueado 12 carros enquanto o colega mais velhinho bloqueou 16. Historias tristes que ninguém está alheio e ao qual me mostro sensibilizado e solidário.

Aos agentes hoje envolvidos na mega operação de bloqueadores no parque das nações, tenho a desejar um feliz natal, com muitos ladroes a entrar pela chaminé........

Sem comentários: